Cris Gouveia (Santo André, 1980) é músico, compositor, escritor e contador de histórias. Desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa. Desde 2007 pesquisa e compõe histórias cantadas.

 

Em 2019 fez mais de 80 apresentações de contação de histórias pelo país, entre Sescs, prefeituras, escolas e feiras literárias.

 

Entre 2011 e 2013 atuou no programa infantil Quintal da Cultura, (programa ganhador do APCA em 2014), veiculado na TV Cultura e TV Ratimbum, onde interpretava o personagem Teobaldo. 

​É integrante e um dos fundadores do Coletivo Jacaré na Porta, grupo de pesquisa e criação de literatura infantojuvenil. O Coletivo atua desde 2017, e em 2019 lançou seu primeiro livro para crianças, "O Grande Pato". Em 2020, prepara o lançamento de mais quatro livros dos integrantes do grupo.

Criador do Um Canto que Conta, canal no YouTube onde apresenta histórias cantadas e contos ritmados. São histórias tradicionais ou criadas por Cristiano, inspiradas em contos, livros, causos, fábulas do Brasil e do mundo.

Já fez direção musical de mais de 20 espetáculos teatrais, para público adulto e infantil, tendo composto mais de 70 canções originais.

Foi professor de música para teatro na Escola Livre de Teatro, entre 2006 e 2011, nas Turmas de Formação e no Núcleo de Teatro de Rua.

 

Lançou em 2017, em parceria com a ilustradora portuguesa Sónia Borges, seu primeiro livro/cd para crianças, “Vermelho de dar dó”. O Livro traz um reconto cantado da história clássica da Chapeuzinho Vermelho. 

 

É autor do livro Jovens Sambistas. Ainda inédito, o projeto, ilustrado por Tatiana Móes, apresenta quatro contos inspirados na obra de sambistas brasileiros: Cartola, Clementina de Jesus, Chiquinha Gonzaga e Adoniran Barbosa. O livro recebeu em 2017 bolsa de incentivo à criação literária infantil/juvenil, através de Edital PROAC, da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo.

Em parceria com a autora Karina Almeida, escreveu o livro infantojuvenil 3M1C ou Um Mistério para Januária. O livro foi premiado com o Edital Federal de criação literária em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil.

Em 2020, Cristiano prepara o lançamento do seu mais recente livro infantojuvenil: Sete Cordéis para Sete Cantigas, com contos em formato de cordel inspirados em cantigas tradicionais. O projeto foi contemplado com o Edital PROAC de Literatura Infantojuvenil de 2019.

Cristiano%20Gouveia%204%20-%20foto%20All

CRIS 

GOUVEIA

Músico, escritor e contador de histórias!

© 2020 por TriadeLab