Foto: Alle Manzano
Músico, escritor e contador de histórias!

Cristiano Gouveia (Santo André, 1980) é músico, compositor, escritor e contador de histórias. Desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa. Desde 2007 pesquisa e compõe histórias cantadas.

 

Em 2018 fez mais de 80 apresentações de contação de histórias pelo país, entre Sescs, prefeituras, escolas e feiras literárias.

 

Entre 2011 e 2013 atuou no programa infantil Quintal da Cultura, (programa ganhador do APCA em 2014), veiculado na TV Cultura e TV Ratimbum, onde interpretava o personagem Teobaldo

 

Integrante da Cia. Prosa dos Ventos, núcleo de pesquisa de teatro, música e contação de histórias, onde recebeu prêmios na categoria “melhor trilha sonora” e “direção musical” em diversos festivais de teatro.

​É integrante e um dos fundadores do Coletivo Jacaré na Porta, grupo de pesquisa e criação de literatura infantojuvenil. O Coletivo atua desde 2017, e em 2019 lança seu primeiro livro para crianças, "O Grande Pato".

 

Já fez direção musical de mais de 20 espetáculos teatrais, para público adulto e infantil, tendo composto mais de 70 canções originais.

 

Foi professor de música para teatro na Escola Livre de Teatro, entre 2006 e 2011, nas Turmas de Formação e no Núcleo de Teatro de Rua.

 

Lançou em 2017, em parceria com a ilustradora portuguesa Sónia Borges, seu primeiro livro/cd para crianças, “Vermelho de dar dó”. O Livro traz um reconto cantado da história clássica da Chapeuzinho Vermelho. 

 

É autor dos livros da "Coleção Pequenos Sambistas”. Ainda inédito, o projeto, ilustrado por Tatiana Móes, apresenta quatro livros que com quatro contos inspirados na obra de sambistas brasileiros: Cartola, Clementina de Jesus, Chiquinha Gonzaga e Adoniran Barbosa. A coleção recebeu bolsa de incentivo à criação literária infantil/juvenil, através de Edital PROAC, da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo.